Interiores

A iluminação que faz toda a diferença no ambiente

Postado em 05/03/2023

A iluminação que faz toda a diferença no ambiente

A Iluminação vem se tornando, cada vez mais, parte do seu dia-a-dia. O papel da própria luz é importante em diversos aspectos e não mais quando era inserida apenas como forma iluminar os locais.

Ao total nós vamos abordar cinco pontos em que a iluminação contribui no interior da sua residência. Seja para agregar aconchego ao espaço ou criar cenas com automação residencial. Você vai notar o quão importante é a iluminação para o resultado do decor.

 

Aconchego

 

Sem dúvida uma das principais contribuições que a iluminação traz para o ambiente é o poder de nos proporcionar aconchego. As luzes quentes (amarelas) são as recomendadas se você quer que o ambiente seja romântico para um jantar ou descontraído para receber os amigos na área gourmet. A iluminação difusa ou iluminação indireta é uma excelente opção para criar um clima mais ameno no local, já que a iluminação é dissipada no próprio ambiente e não focada em um ponto específico.

 

Luz Ambiente Aconchegante

 

Versatilidade

 

Uma das funções que você tem com a iluminação é a troca de cor, alternando entre a cor fria (branca) e a cor quente (amarela) no mesmo circuito. Ainda é possível o meio termo, ou seja, misturando-as  50/50 através da dimerização. Dimerizar nada mais é do que conseguir controlar a intensidade de luz que é emitida por uma lâmpada, ou seja, você não terá somente a opção "liga-desliga", mas também controlará  a iluminação do ambiente um pouco mais claro ou um pouco mais escuro.

Para que isso seja possível, precisamos alinhar o projeto luminotécnico com o projeto de automação, o que iremos comentar no último tópico deste post.

 

Destaque um objeto

 

Destaque Objetos com Iluminação

 

Um bom projeto luminotécnico analisa minuciosamente a decoração do ambiente e como evidenciar o que deve ser visto. Utilizar ponto de luz focal para destacar itens como quadros e telas em parede também é  uma excelente forma de agregar o interior.

 

Unifique ambientes

 

Unifique ambientes com Iluminação

 

Outro poder que só a iluminação oferece é a unificação de espaços. 

 

Digamos que você tem uma casa em conceito aberto e irá receber a família para uma festa. Uma  parte dos convidados ficarão no living enquanto outras na área gourmet, que fica ao lado (sem divisórias), mas notoriamente são espaços diferentes. Com o projeto luminotécnico consegue-se analisar  e estudar formas de integrar os ambientes com o mesmo grau de luminosidade. Isso fará com o ambiente que antes parecia separado vire apenas um espaço, completo e visualmente integrados.

 

Automação: uma forte aliada da iluminação

 

A automação é a cereja do bolo. Integra seu projeto de iluminação e a sua residência com tecnologia. Desfrute das inúmeras vantagens de aliar essas duas frentes. Confira abaixo algumas vantagens:

- diminuir a quantidade de interruptores da sua casa, o que deixa sua residência estéticamente e visualmente mais clean e bonita;

- controle através de botões inteligentes, aplicativos e comando de voz;

- ter a opção controlar a intensidade da luz de 0 a 100% com a dimerização;

- Alternar luzes quentes e frias no mesmo circuito (lembra que falamos disso lá em cima?);

- criar cenas de iluminação personalizadas.

 

As cenas de iluminação (ou Cenários) é a vantagem mais legal. Para um mesmo espaço você pode configurar duas ou mais cenas. Por exemplo:

 

Cena cozinhar: você marcou um jantar com os amigos. Para desempenhar um bom papel na cozinha, é necessaria uma iluminação mais forte. Ao acionar esta cena, a iluminação fria irá se acender e deixar o ambiente extremamente iluminado para que você possa preparar a refeição.

 

Cena receber amigos: você finalizou e agora quer preparar um ambiente mais receptivo, descontraído e elegante. Nessa cena todas as luzes frias (fortes) irão se apagar e se acenderão as luzes neutras ou quentes, de acordo com o seu ambiente e necessidade.

 

Você alternará entre as cenas de iluminação com apenas um clique, pois elas já estarão previamente configuradas em seu aplicativo ou botões de parede. Se você quiser entender mais de cenários de iluminação, confira um post completo aqui. “Assistir filme” e “hora da leitura” são outras ideias de cenas que você pode deixar configurada em sua automação.

 

Se você quer ter esse estilo de vida, converse com a nossa equipe receba uma consultoria exclusiva. Certamente encontraremos as melhores soluções para você e sua casa sua casa.

 

Chama a gente no whats.

(11) 94854-4498