Tecnologia

Como funciona a Automação Residencial?

Postado em 23/02/2022

Como funciona a Automação Residencial?

A busca pela praticidade em nosso dia a dia para torna-los mais produtivo é algo que sempre buscamos. Uma opção que agrega muito nesse quesito é a automação residencial. A automação está cada vez mais presente e já faz parte da realidade de muitas pessoas no Brasil. Investir em automação residencial é uma das formas mais eficazes de trazer mais comodidade, conforto e segurança para você e sua família. Mas o que é a automação residencial e como ela funciona?

 

O que é Automação Residencial?

 

Automação residencial nada mais é que utilizar a tecnologia para tornar a casa mais inteligente e por meio dela tornar as atividades mais práticas e seguras. Você pode ler mais sobre “o que é automação” clicando aqui.

Antes de partir para o “como funciona”, podemos dar alguns exemplos para clarear ainda mais a resposta acima. A automação residencial lhe permite:

- programar horários específicos para ligar o ar-condicionado, abrir e fechar persianas, ligar as luzes do jardim ao anoitecer, entre outros exemplos;

- programar cenas completas como “assistir filme”. Uma cena combina diversas atividades e em apenas um clique você liga a TV e o Home Theater, as persianas se fecham e as luzes se apagam ou dimerizam;

- controlar todo seu sistema de segurança a distância, como verificar se as principais portas estão trancadas ou observar pelas câmeras da sua residência a qualquer momento;

 

Estas são apenas algumas das inúmeras soluções que a automação residencial proporciona. Você pode ver 5 ideias de Automação Residencial aqui. Seguimos!

 

Como funciona a Automação Residencial?

Aplicativo Automação Residencial

Nós podemos interpretar essa pergunta de duas formas: como funciona ou como é controlada. Respondendo a primeira pergunta, a automação residencial funciona através de diversos tipos de tecnologia, que vai depender do tipo de solução que você quer implantar na sua automação. Vamos ver a seguir os exemplos de iluminação, cortinas / persianas e ar-condicionado.

 

Automação de Iluminação

Automação de Iluminação

Para automatizar a iluminação possuímos três formas:

 

Centralizada: nessa opção existe um quadro de automação. Este possui botões inteligentes que recebem módulos. Os cabos que vem de cada circuito de iluminação são conectados nesses módulos que estão centralizados no quadro.

 

Descentralizada: neste caso não há um quadro central. Cada interruptor inteligente receberá um módulo atrás. Para isso a caixa interna do mesmo precisa ser mais profunda (aqui chamamos de dupla profundidade) para comportá-lo. 

 

Hibrida: como o nome próprio explica, é uma mistura das duas formas, tendo o quadro centralizado, mas também em alguns pontos funcionando de forma direta no interruptor.

 

Cortinas e Persianas

 

No caso das cortinas e persianas, o principal objeto é o motor. Para ele funcionar dentro da automação precisamos que ele esteja ligado a uma radio frequência aberta e, com isso, comunicá-lo com o sistema de automação. A radio frequência é a solução de execução com melhor custo-benefício, entretanto, os equipamentos precisam ser adequados.

 

Ar-condicionado

 

Já o ar-condicionado, funciona através da tecnologia infravermelho, que é o mesmo sistema das TV’s.

 

Um pouco complexo né?! Num primeiro momento é difícil entender, mas com nossa equipe irá lhe explicar de uma forma bastante simples. O entendimento de como funciona é legal, mas o importante o cliente é entender como é fácil controlar e como a sua vida vai mudar. E é isso que vamos ver a seguir. 

 

Como funciona o controle da automação e seus dispositivos?

 

Você irá controlar sua casa ou apartamento através dos controles de interfaces, ou seja, dispositivos. O mais conhecido deles é o seu inseparável smartphone ou, até mesmo, um tablet. Via aplicativo personalizado instalado pela Wedoo com todas as funcionalidades, você controla cada ponto da sua casa, estando dentro ou fora dela. Além desta opção, temos ainda:

 

Keypads e Pulsadores

Keypads e Pulsadores Automação Residencial

Os keypads e pulsadores são basicamente interruptores inteligentes. Neles você programará cenas como “receber amigos” para criar um clima especial ou “master off”, para desligar todas as luzes da sua casa.

 

Controles Inteligentes

Controle Remoto Inteligente Automação Residencial

Com ele você além de controlar tudo, você tem outra grande vantagem: substituir todos os controles da sua casa por apenas um. Já imaginou?!

 

Assistentes de Voz

Assistente de Voz Automação Residencial

Assistentes de voz com o Google Home e a Alexa não servem apenas para fazer tarefas dentro do dispositivo e responder perguntas. Elas também funcionam para execução de atividades dentro da automação. Com a automação, se você falar para a Alexa fechar à persiana, pode apostar que ela obedecerá.

 

Saiba mais sobre os controles de interfaces no vídeo abaixo:

 

 

Acredito que explicando como controla fez mais sentido para você, certo?! A automação é o melhor caminho para uma vida com mais comodidade, conforto e segurança. Esperamos que você tenha entendido como funciona a automação residencial, mas se ainda tiver dúvidas, nos chame no whatsApp. Para conhecer nossas soluções, acesse o menu “Tipos de Automação”.

 

Até o próximo post!

Outros posts relacionados ao tema Tecnologia

Descubra outros posts relacionados ao mesmo conteúdo que você estava buscando!

Quais Marcas de Sistemas de Automação são Recomendados?

Descubra com quais marcas de automação nós trabalhamos e descubra a nossa preferida.

Ver a materia completa
Quais Marcas de Sistemas de Automação são Recomendados?
Como Melhorar o Wi-Fi da sua Casa ou Apartamento

Sinal de Wi-Fi ruim? Saiba como resolver um dos maiores problemas enfrentados por quem tem casas ou apartamentos acima de 70m². Conheça nossa solução de Wi-Fi e tenha máximo de sinal em cada centímetro da sua residência.

Ver a materia completa
Como Melhorar o Wi-Fi da sua Casa ou Apartamento
As Vantagens da Automação Residencial

Neste post vamos falar das vantagens de ter Automação Residencial na sua casa e o porquê é importante ter um bom parceiro para isso.

Ver a materia completa
As Vantagens da Automação Residencial
(11) 94854-4498